Oieeee!! Voltei e vou escrever sobre moradia aqui em Cingapura :) Como eu já passei por 6 lugares e espero que agora seja meu último, pelo menos por 1 ano, então tenho alguma experiência para contar...hehehehe.
Os HDBs (Housing & Development Board), como nossos conjuntos habitacionais aí, são construídos pelo governo e oferecidos pela população a um valor mais baixo e com parcelas infinitas à pagar. Aqui encontramos HDBs mais velhos e mais novos. Para os que estão bem velhos, o governo acaba construindo um novo, geralmente ao lado ou próximo e faz a mudança da população do velho para o novo, e é claro todo mundo adora, pois acaba ganhando uma casa nova. A única condição para quem tem um novo HDB é que deve morar no local por pelo menos 5 anos até que possa vender ou alugar o imóvel por inteiro.
Bom, antes de ir para um "lar" morei em 2 hotéis e depois fui para um HDB mais antigo, mas numa região muito privilegiada que é a Holland Village, com supermercados, restaurantes, bares e metrô do lado. Lá eu morava num quartinho bem pequeno e dividia o banheiro com 3 mulheres e um menininho lindo, filho de uma amiga do trabalho.
E quando o Le veio pra cá, fomos para casa de outra amiga, que mora em um condomínio, assunto para outro post :)
Depois, acabei conhecendo 2 meninas, uma brasileira e uma australiana, e alugamos um HDB por inteiro mais antigo, mas que o dono tinha feito uma reforma, então cada uma tinha o seu quarto, uma ficou na suíte e eu dividia o banheiro com a outra, assim quem mora na suíte paga mais. Era também numa região bacana, perto do centro, o mercado era um pouco longe, o metrô perto, mas nem tanto, e levava meia hora pra chegar no trabalho. Bom, não deu certo, pensei que depois de ter morado na China com 3 chinesas e 1 chinês, seria baba morar com 2 meninas, bom lição aprendida, não é nada baba...heheheheh mais fácil morar com chineses mesmo...
Finalmente, agora moro em um HDB novinho em folha, acabaram de entregar, e a dona é uma senhorinha indiana de 80 anos ou mais, super gente boa, uma vó!! E como eu me dou muito bem com a terceira idade, acho que vai ser tudo de bom :) E como eu já disse, ela tem que morar pelo menos 5 anos até poder vender ou alugar por inteiro, então por enquanto ela só pode alugar um quarto. Ela praticamente passa mais tempo nas casas das filhas e eu acabo ficando com o ap todinho para mim!! É pertinho do trabalho, o metrô do lado, pago mais barato, não tenho que pagar PUB (conta de água, luz e gás), e hoje voltei a pé, 20 minutos.
Agora vou colocar as fotos para vocês terem uma idéia dos HDBs e depois escreverei outro post para os condomínios e outro para as casas :) Grande beijo!!!
Meu primeiro quartinho
O corredor com vários apartamentos
A entrada.
Aqui as portas dos apartamentos são todas estranhas,
a cidade é hiper mega segura e eles colocam uma porta de ferro antes da porta normal,
fica parecendo uma prisão, horrível, até mesmo nos condomínios são assim...
Todos tem jardins, parques para as crianças, salão de festa, praça de alimentação,
mini mercados, quadras esportivas, etc.
Segundo quarto, maior e mais confortável que o primeiro :)
Não entendo porque os canos são todos visíveis nos HDBs mais antigos, coisa horrorosa também...
e no primeiro que eu morei tinha "2 banheiros", um com o vaso sanitário e outro com o chuveiro,
e geralmente não tem box, mas esse tinha :)
Entrada.
Quadra e parque.
Uma coisa muito interessante também é que todos são equipados com passarelas cobertas,
então a gente não toma chuva para chegar e sair de casa :)
Mini mercado.
Praça.
Praça de alimentação.
O prédio.
Nova morada :)
Novo quartinho :) Gostoso, confortável e tranquilo!!
Agora sim, sem encanamento à vista :)
Entrada.
Praça de alimentação.
O prédio novo.
E o antigo, no qual o povo está mudando para o novo acima aos poucos...
depois o governo derruba e constrói outro.
E esse aqui é um HDB novo também e ultra moderno (Pinacle),
inclusive foi apresentado no Globo Repórter pela Glória Maria.